18.4.07

Água que mata a fome

Uma reconhecida marca de água lançou uma água que está a fazer furor! A promessa é simples e tentadora: Beber um litro de água por dia para sentir menos fome e, consequentemente perder peso!
Vejamos:
A água per si, já vai saciando um pouco, não por muito tempo mas dá para manter o estômago "aconchegadinho". Esta novidade, no entanto, vai mais além, com as suas fibras solúveis que lentificam o esvaziamento gástrico aumentando o tempo de saciedade.
Mas nem tudo são rosas!!!
As águas tradicionais, engarrafada ou mesmo da torneira são isentas de calorias, pelo que, definitivamente, não engordam, uma vez que não contribuem para o aporte energético diário. No entanto, esta revolução hídrica é aromatizada, e por isso adoçada, o que faz com que haja valor calórico, mesmo que pequeno.
Agora façamos a análise:

Será que vale a pena pagar mais caro por um produto que, supostamente, emagrece, mas que, paradoxalmente, contribui para o aporte calórico diário, ou pagar menos por um produto que não engorda nem emagrece, mas que pelo menos mata a sede?

Deixamos, então, esta questão para que possam reflectir e tomar as vossas próprias decisões.

1 comentário:

Ana Ribeiro disse...

Passo a citar uma notícia já de Setembro:

"Águas Luso condenadas por publicidade enganosa

A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) e a Sociedade da Água Luso foram condenadas por publicidade enganosa. Em causa está o slogan «perca peso com prazer», da água Formas Luso, informa hoje o Jornal de Negócios.
O Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade (ICAP) considerou que o slogan «sugere aos seus destinatários que a simples ingestão do produto produz de forma automática a perda de peso, o que viola o princípio da veracidade».

O ICAP argumentou ainda que a própria SCC reconhece que o produto «não pretende ser uma água, é sim uma bebida refrigerante de extractos vegetais»."

Depois de ser processada, a sociedade de águas Luso, criou a nova publicidade onde explicam que as Formas Luso apenas reduzem o apetite,1 litro dia, em vez de insinuarem que a simples ingestão deste produto provoca perda de peso, como acontecia com a publicidade anterior.
As fibras solúveis existentes neste refrigerante podem realmente ajudar, mas beber um litro de água por dia também reduz o apetite! E as fibras existem nos vegetais, nas leguminosas, nas frutas.
(este comentário foi por mim publicado no "Escritanamesa", mas como o tema é o mesmo transcrevi-o para aqui)