22.3.07

A Era Metrossexual

Metrossexual?
Cada vez mais se ouve esta palavra nos meios de comunicação, mas afinal o que significa?
Metrossexual surgiu pela 1ª vez em 1994, num artigo do jornalista Mark Simpson, com a junção das palavras metropolitano e heterossexual. Ou seja, define um homem urbano, heterossexual, e que demonstra uma marcada preocupação com a aparência. Temos como exemplos de metrossexuais pessoas Famosas como o Beckham ou o Brad Pitt.
O metrossexual, despende bastante tempo e dinheiro em cosméticos, tratamentos de beleza, acessórios de moda e roupa de marca, sendo por este motivo muitas vezes confundido com um homossexual. Este preconceito deve, no entanto, ser exterminado da sociedade, já que este novo conceito veio para ficar. Podemos, então, dizer adeus ao velho machoman de barriguinha marcada pela cerveja, sentado no sofá, de camisola interior sem mangas e chinelos, a ver a bola.
Esta tendência masculina exige também uma evolução da cosmética e um esforço da nutrição para a elaboração de dietas que cubram todas as suas necessidades nutricionais, uma vez que estas diferem das da mulher, quer a nível energético quer a nível dos micronutrientes.
A comunicação social aproveitou esta mudança e, hoje em dia, vêem-se um elevado número de revistas direccionadas ao homem, como a Men´s Health, que falam de tudo um pouco, desde beleza e tratamentos para o corpo, a tecnologia e outros temas de interesse para o homem comum.
No entanto, tal como se passa para as mulheres , o homem tem que olhar para estas revistas e para os seus conselhos com senso crítico, privilegiando a prática de exercício físico e uma alimentação saudável, que podemos ver neste site.

Para terminar deixamos uma frase do próprio Mark Simpson:
"He's well dressed, narcissistic and obsessed with butts. But don't call him gay."

1 comentário:

Bebiana Beça / Eliana Beça / Ivo Fernandes disse...

Bom post! Como já dissemos noutro nutriblog, esta explosão crescente de metrossexuais deve-se a uma maior exigência feminina, numa resposta à exigência que os homens tiveram delas noutros tempos. Porém, é uma exigência benéfica pois os homens cuidam de si permanecendo com aspecto mais jovem durante mais tempo. No entanto, começa-se a perceber os exageros o que torna os homens ridículos. Tal como quando as mulheres exageram nos seus toques de maquilhagem...